Adele é a recordista de vendas de discos em 2015

Publicado em 09/02/2016 12:02
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Adele demorou para lançar um novo trabalho, mas quando o fez em novembro de 2015, chegou arrasando quarteirão e já vendeu mais de 15 milhões de cópias de seu terceiro álbum de estúdio, “25”. Segundo o ranking anual da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), com sede em Londres, ela foi a artista com mais discos (físicos, on-line e downloads) comercializados no mundo no ano passado.

Em janeiro, o clipe do single “Hello” conquistou a impressionante marca de vídeo a atingir mais rápido 1 bilhão de acessos no YouTube, superando o sucesso meteórico de “Gangnam Style”, do ídolo sul-coreano Psy, em 2012. Só nas primeiras 24 horas, o clipe de Adele registrou 27 milhões de visualizações no canal.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Hello” também se tornou rapidamente número 1 em mais de 30 países, como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália e Austrália. Em sua semana de estreia nos EUA, “25” vendeu 3,38 milhões de cópias – um recorde.

Até agora, foram 8 milhões de CDs comercializados no país. No Reino Unido, o terceiro disco de estúdio de Adele superou as vendas para a primeira semana de qualquer disco do país, marca que desde 1997 era mantida pela banda Oasis.

Mesmo com todos esses recordes quebrados, as 14 faixas do álbum “25” ainda não estão disponíveis nos sites de música por streaming (como Spotify, Deezer e Tidal), pois Adele diz não ser fã do serviço. “Eu não uso streaming. Faço download ou compro uma cópia física [do disco]”, disse a cantora à revista norte-americana “Time”. “Acho streaming um pouco descartável. Acredito que a música deve ser um evento”, avaliou.

A artista disse estar consciente de que o serviço “é o futuro”, mas destacou que essa “não é a única forma de consumir música”. “Não posso me ligar a algo sobre o qual ainda não sei como me sinto”, afirmou a britânica, de 27 anos.

O segundo artista que mais vendeu no ano passado, de acordo com a classificação da IFPI, foi outro britânico, Ed Sheeran, cuja carreira deslanchou em 2014, graças à canção “Thinking Out Loud”. No Brasil, a música foi tema do par romântico interpretado por Bruna Marquezine e Maurício Destri na última novela das 19h da Globo, I Love Paraisópolis.

A norte-americana Taylor Swift, que ficou em primeiro lugar em 2014, caiu para a terceira posição do ranking internacional em 2015.

Em quarto lugar, aparece o canadense Justin Bieber e, logo atrás, está a banda britânica One Direction.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio