Ana Beatriz Nogueira fala pela primeira vez sobre esclerose múltipla: “Achei que era o fim”

Publicado em 04/02/2018 13:01
Publicidade

Conhecida por excelentes trabalhos no teatro, cinema e televisão, a atriz Ana Beatriz Nogueira falou pela primeira vez sobre um assunto delicado que envolve a sua vida pessoal.

Sempre muito discreta, a atriz revelou que há nove anos foi diagnosticada com esclerose múltipla. A descoberta veio em 2009 quando Ana grava Caminho das índias, de Gloria Perez.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Veja também: Por recomendação médica, Susana Vieira cancela viagem e está fora do Carnaval

O primeiro surto da doença aconteceu quando Ana estava vendo TV em casa, pela madrugada, Nogueira então percebeu a visão duplicar, como não sentiu melhoras, no dia seguinte procurou um médico.

“Achei que a legenda da televisão estava ruim. Mas, no dia seguinte, não tinha melhorado e procurei o médico. Ele disse que isso se chama “diplopia” e poderia ter inúmeras causas. Concluiu que era o efeito colateral de um remédio para dormir que eu estava tomando. Me tranquilizou e garantiu que passaria com a suspensão do medicamento.”, revelou. 

Durante a festa de lançamento da trama de Gloria, Ana precisou da ajuda do ator Tony Ramos e de sua esposa, Lidiane, para subir as escadas do Parque Laje, local escolhido para a festa.

Tratamento e o diagnóstico:

“Achei que era o fim. Como atriz, meu corpo é meu instrumento de trabalho, meu tudo, dependo da minha visão, da audição, das funções cognitivas. O trabalho é minha festa, minha fonte de renda, minha alegria, minha beleza. Partimos para o tratamento. Fiquei dois meses de cama, me senti debilitada. Sabe quando ‘somem os tapetes vermelhos’, que são aqueles sonhos bonitos que você tem quando está quase adormecendo? Foi assim que aconteceu. A médica também me disse: ‘Você tem esclerose múltipla, uma doença autoimune que não tem cura e pode ser incapacitante. Mas a sua é na forma branda, o prognóstico é muito bom e você pode controlar isso e morrer de tijolada!’”

Ajuda dos amigos:

Os atores Patricia Pillar, Denise Bandeira, Malu Mader, Luiz Henrique Nogueira e a cantora Zélia Duncan eram os únicos a saber da doença. Os amigos aprenderam a aplicar a injeção de imunomodulador de que ela precisa para evitar ter um novo surto. A artista acredita que com a revelação da doença ao público, pode ajudar de alguma forma: “combater a ignorância, o maior perigo de todos”.

“O segredo é pesado. A gente vai digerindo, entendendo e resolvendo os fantasminhas. Minha decisão de falar foi motivada por amigos, por terapia e pelo desejo de tornar essa estrada mais fácil para quem tiver que passar por ela. Não estou doente, tenho uma doença. Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica. Muita gente tem medo de falar, com receio de virar ‘café com leite’ na vida.”

Teatro, Malhação e O Sétimo Guardião:

Ana Beatriz está ensaiando a montagem de Mordidas, sob a direção de Miguel Falabella, e em breve será vista na nova temporada de Malhação e no segundo semestre em O Sétimo Guardião, de Aguinaldo Silva: “autor com quem sempre sonhei trabalhar”, revelou.

Com informações da revista Quem e o jornal O Globo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio